sexta-feira, 15 de abril de 2011

VENDAS

A pedido de uma leitora do meu blog, a Camila, hoje vou falar sobre as vendas.
Apesar de existir inúmeros livros, palestras e tudo mais falando e dando dicas sobre vender, acho isso muito relativo de cada pessoa, eu acho que cada um deve ter a sua maneira de negociar, o seu estilo próprio.
Eu por exemplo, não costumo ser daquele tipo de vendedora que fica ligando a toda a hora, sou muito orgulhosa para isso, se o cliente quer comprar comigo ótimo, se não quer também não estou nem aí, tem outros que querem.
Sei que muitos podem me criticar por isso, mas eu sou assim. Não gosto quando alguém fica me ligando e tentando me empurrar alguma coisa para comprar e por eu não gostar que façam isso comigo, também não faço com os outros, mas é muito relativo de cada pessoa, tem quem faça isso e dá certo, comigo isso não funciona. Se algum vendedor ficar insistindo comigo, aí mesmo que eu não compro!
No ramo de móveis planejados, em minha opinião, o primeiro passo para uma venda é você arrasar com o projeto, se você conseguir encantar o cliente com o projeto já é meio caminho andado para se fazer uma venda e para isso você precisa entender as necessidades do cliente, entender o que exatamente ele precisa nesse projeto, e além de você fazer um projeto com tudo que o cliente pediu, tentar fazer um projeto diferente do convencional, algo em que ele olhe e diga “nossa, que lindo”... pronto! Com certeza ele não vai se importar de pagar um pouco mais pelo seu projeto.
Outra coisa muito importante é o atendimento. Não importa a cor, raça, se é jovem ou idoso, se é homem ou mulher, se vem de chinelo de dedo ou de sapato, trate todos os seus clientes bem e iguais, jamais trate um cliente que compra apenas um banheiro e outro que compra a casa inteira de maneira diferente, todos são clientes e merecem respeito, e o bom atendimento é indispensável para uma venda.
Minha terceira dica é se tornar amiga do cliente. Converse sobre assuntos banais, tente envolver o cliente numa conversa descontraída... Mostre que você se importa com ele, que se preocupa. Muitas pessoas quando vão comprar os móveis já vem estressado com o pedreiro, com a construtora, com o pintor, porque sempre dá algum tipo de problema e para isso você precisa mostrar confiança e mostrar que se importa com ele, são pessoas carente de atenção.
Quarta dica é você conhecer o produto que está vendendo. Primeiro tente conhecer tudo sobre o produto que você vende se informe sobre o material, estude seu concorrente, aprenda como é o sistema de fixação, pois o cliente vai perguntar isso e você precisa estar preparado para responder todas as dúvidas que possam surgir por parte dele.
Quinta dica: ACREDITE no seu produto. Não tenha medo de mostrar um orçamento, muitos projetistas ficam com medo quando vão apresentar um orçamento caro e isso não pode acontecer, mostre o valor com naturalidade, você vai se surpreender com a reação do cliente, tenha sempre o pensamento positivo, pensamentos bons, atraem coisas boas.
Sexta-dica: Nunca fale mal do concorrente.
Isso é muito importante, apesar das inúmeras concorrências e tipos diferentes de lojas, nunca, jamais, fale mal de um concorrente seu apenas mostre suas qualidades e vantagens, não é bonito sair falando mal dos outros e isso mostra desrespeito e falsidade.
Sétima dica: faça agrados  durante a venda.
Como falei ontem, um chimarrão pode ajudar e muito na hora de fazer uma venda. Mas o chimarrão vale somente para quem está aqui no sul, em São Paulo, Rio de Janeiro e demais estados, acredito que os clientes não iriam gostar muito disso, hehehehe... Mas aí vale a pena oferecer um chocolate, bombons... Sei lá, use sua criatividade! Faça o cliente se sentir bem dentro da sua loja.
Se o cliente olhar seu projeto e gostar, se você mostrar o orçamento e ele disser que vai pensar, pergunte sempre a ele o que está faltando para ele fechar agora? Pergunte sempre como ficou o orçamento, se ficou dentro do valor que ele estava imaginando, se o cliente achar caro, pergunte a ele quando ele pensava em gastar... e caso necessário, ofereça a ele para modificar o projeto de acordo com o orçamento, ou se possível e melhor ainda, baixe sua margem, dê desconto... a arte de negociar depende de cada um, cada pessoa tem o seu jeito, eu faço assim, mas as pessoas não são iguais e cada cliente é diferente, cada um tem uma personalidade diferente, talvez você possa atender um cliente que não queira falar de assuntos banais, que seja uma pessoa mais reservada... aí é preciso respeitar a personalidade, essas são apenas algumas dicas de como eu lido com meus clientes, mas como já disse, cada um tem um jeito.
Eu prefiro transformar os meus clientes em amigos!
Agora a dica mais importante de todas é nunca jamais esquecer do cliente... vender é importante, mas fazer o pós-venda é mais importante ainda, fazendo um bom trabalho, dando uma atenção para o cliente, quando ele precisar novamente de móveis para casa ou se algum amigo ou parente dele precisar, sempre vai indicar você, e esses clientes que vem por indicação são os melhores, pois eles já vem com uma imagem boa da sua loja e principalmente de você.
Como disse uma cliente minha essa semana “eu não tenho o Luciano Huck nem o Gugu, mas tenho a Roseli que vai transformar minha casa”. J ... é a gente transformando o lar doce lar de nossos clientes! J

Ótimas vendas a todos!!!

Um comentário: