A pedido de uma leitora do meu blog, a Camila, hoje vou falar sobre as vendas.
Apesar de existir inúmeros livros, palestras e tudo mais falando e dando dicas sobre vender, acho isso muito relativo de cada pessoa, eu acho que cada um deve ter a sua maneira de negociar, o seu estilo próprio.
Eu por exemplo, não costumo ser daquele tipo de vendedora que fica ligando a toda a hora, sou muito orgulhosa para isso, se o cliente quer comprar comigo ótimo, se não quer também não estou nem aí, tem outros que querem.

No ramo de móveis planejados, em minha opinião, o primeiro passo para uma venda é você arrasar com o projeto, se você conseguir encantar o cliente com o projeto já é meio caminho andado para se fazer uma venda e para isso você precisa entender as necessidades do cliente, entender o que exatamente ele precisa nesse projeto, e além de você fazer um projeto com tudo que o cliente pediu, tentar fazer um projeto diferente do convencional, algo em que ele olhe e diga “nossa, que lindo”... pronto! Com certeza ele não vai se importar de pagar um pouco mais pelo seu projeto.
Outra coisa muito importante é o atendimento. Não importa a cor, raça, se é jovem ou idoso, se é homem ou mulher, se vem de chinelo de dedo ou de sapato, trate todos os seus clientes bem e iguais, jamais trate um cliente que compra apenas um banheiro e outro que compra a casa inteira de maneira diferente, todos são clientes e merecem respeito, e o bom atendimento é indispensável para uma venda.
Minha terceira dica é se tornar amiga do cliente. Converse sobre assuntos banais, tente envolver o cliente numa conversa descontraída... Mostre que você se importa com ele, que se preocupa. Muitas pessoas quando vão comprar os móveis já vem estressado com o pedreiro, com a construtora, com o pintor, porque sempre dá algum tipo de problema e para isso você precisa mostrar confiança e mostrar que se importa com ele, são pessoas carente de atenção.
Quarta dica é você conhecer o produto que está vendendo. Primeiro tente conhecer tudo sobre o produto que você vende se informe sobre o material, estude seu concorrente, aprenda como é o sistema de fixação, pois o cliente vai perguntar isso e você precisa estar preparado para responder todas as dúvidas que possam surgir por parte dele.
Quinta dica: ACREDITE no seu produto. Não tenha medo de mostrar um orçamento, muitos projetistas ficam com medo quando vão apresentar um orçamento caro e isso não pode acontecer, mostre o valor com naturalidade, você vai se surpreender com a reação do cliente, tenha sempre o pensamento positivo, pensamentos bons, atraem coisas boas.
Sexta-dica: Nunca fale mal do concorrente.
Isso é muito importante, apesar das inúmeras concorrências e tipos diferentes de lojas, nunca, jamais, fale mal de um concorrente seu apenas mostre suas qualidades e vantagens, não é bonito sair falando mal dos outros e isso mostra desrespeito e falsidade.
Sétima dica: faça agrados durante a venda.
Como falei ontem, um chimarrão pode ajudar e muito na hora de fazer uma venda. Mas o chimarrão vale somente para quem está aqui no sul, em São Paulo, Rio de Janeiro e demais estados, acredito que os clientes não iriam gostar muito disso, hehehehe... Mas aí vale a pena oferecer um chocolate, bombons... Sei lá, use sua criatividade! Faça o cliente se sentir bem dentro da sua loja.
Se o cliente olhar seu projeto e gostar, se você mostrar o orçamento e ele disser que vai pensar, pergunte sempre a ele o que está faltando para ele fechar agora? Pergunte sempre como ficou o orçamento, se ficou dentro do valor que ele estava imaginando, se o cliente achar caro, pergunte a ele quando ele pensava em gastar... e caso necessário, ofereça a ele para modificar o projeto de acordo com o orçamento, ou se possível e melhor ainda, baixe sua margem, dê desconto... a arte de negociar depende de cada um, cada pessoa tem o seu jeito, eu faço assim, mas as pessoas não são iguais e cada cliente é diferente, cada um tem uma personalidade diferente, talvez você possa atender um cliente que não queira falar de assuntos banais, que seja uma pessoa mais reservada... aí é preciso respeitar a personalidade, essas são apenas algumas dicas de como eu lido com meus clientes, mas como já disse, cada um tem um jeito.
Eu prefiro transformar os meus clientes em amigos!
Agora a dica mais importante de todas é nunca jamais esquecer do cliente... vender é importante, mas fazer o pós-venda é mais importante ainda, fazendo um bom trabalho, dando uma atenção para o cliente, quando ele precisar novamente de móveis para casa ou se algum amigo ou parente dele precisar, sempre vai indicar você, e esses clientes que vem por indicação são os melhores, pois eles já vem com uma imagem boa da sua loja e principalmente de você.
Como disse uma cliente minha essa semana “eu não tenho o Luciano Huck nem o Gugu, mas tenho a Roseli que vai transformar minha casa”. J ... é a gente transformando o lar doce lar de nossos clientes! J
Ótimas vendas a todos!!!
ótima dica !!!!
ResponderExcluir