sábado, 1 de junho de 2013

Ergonomia & Cozinhas

A ergonomia é um dos princípios do design que se preocupa em adaptar o trabalho ao homem. Essa tarefa é realizada a partir de um estudo em cima dos movimentos humanos, depois aplica-se esse cálculo em diversos setores de atividade, melhorando assim as condições de trabalho.

Essa disciplina está relacionada com eficiência/eficácia, funcionalidade e conforto (térmico/visual/auditivo..), e pode ser aplicada em projetos de móveis, produtos, ambientes, equipamentos e em diversas outras áreas.

Então hoje vamos falar um pouco sobre a ergonomia nas cozinhas, antes de explicar gostaria que vocês dessem uma olhada na imagem abaixo: 


Nesse esquema, são mostrado os principais "setores" de uma cozinha. Quando a gente tem espaço, fica bem mais fácil ter divisões como essa, super funcionais, higiênicas e práticas. Mas infelizmente os espaços estão ficando cada vez mais raro e caro, então seguem outras distribuições que podem deixar o ambiente mais prático e funcional:

Fonte da imagem: Tock&Stok

As imagens referem-se ao famosos triângulo de trabalho: geladeira-pia-fogão. A ideia é sempre levar em conta o funcionamento da cozinha baseado no uso da pia, e deve-se planejar a disposição dos móveis e eletrodomésticos de forma a minimizar a distância a ser percorrida entre os vértices do triângulo (geladeira, pia e fogão). 
Outras considerações importantes:

- O ideal é que a geladeira seja acessada sem precisar passar pelo fogão, especialmente em casas com crianças;
- Entre a cuba e o fogão é o espaço mais utilizado para o preparo dos alimentos, então o espaço ideal entre eles é de 0,90 a 1,20m.
- Uma bancada ou mesa próxima a geladeira facilita o manuseio dos itens retirados e guardados. É importante conferir o lado de abertura da geladeira, deixando ela sempre aberta para o lado da bancada, ou se a geladeira possui a porta reversível.
- Sempre que possível, opte por dispôr a pia próxima a janela, para aproveitar a luminosidade.
- Equipamentos como o forno de microondas e outros acessórios delicados não devem ficar ao lado do fogão, porque acabam ficando cheios de gordura.
- Para facilitar a dinâmica durante o preparo de alimentos, as gavetas com talheres e o porta temperos devem ficar próximos do fogão.
- Porta pano de pratos e lixeira devem ficar próximos a pia.
- Geladeiras e alguns eletrodomésticos de embutir precisam de espaço para ventilação. É importante consultar o manual desses equipamentos antes de planejar os armários.

É importante também levar em consideração algumas medidas mínimas para garantir o conforto na hora de cozinhar, tais como a bancada da pia, e isso vai depender da altura do usuário, veja abaixo:

A profundidade ideal para os balcões são entre 60 e 65cm e para quem for utilizar rodapé abaixo dos armários inferiores, um recuo de 10cm é o mínimo para encaixar o pé enquanto estive usando a bancada. Para quem prefere os armários suspensos, esses devem ficar no mínimo 14cm do chão, para facilitar o acesso na hora da limpeza.


Os módulos superiores devem ficar, em média 60cm a cima da bancada. O importante é que fique na altura dos olhos (em média 1,50m do chão).

Para a passagem:
- Distância mínima para passagem de uma pessoa é 60cm
- Distância mínima para uma pessoa agachar é 76cm
- Distância mínima para passagem de duas pessoas é 1,20cm

Para bancadas de cozinha, recomenda-se  de 1,00 a 1,10cm de altura. Mas isso vai variar também de acordo com as banquetas escolhidas, não esquecendo de considerar o espaço ocupado pelo acabamento (saia) onde é necessário deixar um espaço confortável para acomodar as pernas.

A largura ideal para o tampo é de 45cm. Para o comprimento, deve-se levar em conta que cada pessoa ocupa entre 60cm e 70cm e que é bom deixar uma folga mínima de 20cm nas laterais, principalmente se a bancada for fechada em um dos lados, para não dificultar demais o senta-e-levanta.

Bom... a principio é isso!
Essa matéria foi tirara de alguns site aqui na internet, deixo abaixo a fonte para maiores pesquisas.
Na próxima postagem pretendo abordar a ergonomia no closet, que também é muito importante!





Fonte:


Um comentário:

  1. Ola Roseliy



    Me chamo Lucas e a pouco tempo estou trabalhando nessa área de moveis planejados, tudo muito recente, trabalhei com vendas mais em outros seguimentos estou gostando da experiência mais sinto que falta algumas coisa, já estou mexendo no promob mais falta muito pra ficar bom. Enfim pesquisando na internet encontrei o seu blog e achei muito interessante, quero saber se vc pode me ajudar na seguinte questão, estou a procura de um questionário no qual eu usaria para fazer uma entrevista com o cliente para tirar todas as informações necessárias para criar um projeto futuramente vc pode me ajudar a elaborar ou já existe algo assim



    Muito Obrigado fique com Deus e sucesso



    Att. Lucas

    ResponderExcluir