segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Opinião política, cuidado!


Até onde a opinião política pode prejudicar o nosso trabalho?!
Muitos de nós, projetistas, designer de interiores e arquitetos, trabalhamos de forma autônoma, e possuímos muitos clientes, parceiros, fornecedores e admiradores do nosso trabalho como amigos e seguidores em nossas redes sociais.

Nós, como profissionais, devemos tomar cuidado com oque postamos referente a nossa expressão política e religiosa em nossas redes sociais, por se tratarem de assuntos polêmicos e que gera opiniões diversas e infelizmente, nem todas as pessoas aceitam a liberdade de expressão e a sua opinião, muitas pessoas levam isso para o lado pessoal e isso pode prejudicar em muito o nosso trabalho.


Como autônomos, nossa captação de serviços, principalmente nessa fase de crise no país, se deve principalmente a indicações e retornos de nossos atuais clientes. Nossos clientes, que já tiveram projetos executados por nós, que gostaram de nosso trabalho, que nos indicam a seus amigos, parentes e conhecidos, ou até mesmo que voltam para projetar um novo cômodo da casa.

Claro que todos nós temos direito a liberdade de expressão, porém devemos ficar atentos até onde isso poderá nos prejudicar, afinal, nem todos tem o bom senso de separar as coisas, e de entender que a tua opinião política não interferirá na qualidade do teu trabalho.


O fato é, que essas discussões acabam se tornando repetitivas e infelizmente não nos levam a lugar algum. Dificilmente a pessoa está aberta a discussões, a rever conceitos e mudar de opinião, cada qual tem seus argumentos e nenhum lado dá o braço a torcer.

No fim das contas, é você, que trabalha como autônomo, o único prejudicado.
Será você quem perderá clientes, por isso, devemos nos manter neutros.
Acaba as eleições, cada um segue sua vida, os políticos, independente dos partidos, continuam levando suas boas vidas, persistindo nos mesmos erros, apesar das inúmeras promessas de mudança, continuam ganhando rios de dinheiro, se beneficiando cada vez mais das regalias políticas pagas com nosso suado dinheiro, e você??? Você perde cliente!

Você acha que realmente vale a pena isso?!
Você acha que vale a pena lutar por um partido ou candidato que nem sabe que você existe?!
Quem será o único prejudicado com isso tudo no fim das contas, é você.

Eu sei que todos estamos cansados de tanto descaso, de tanta corrupção, dos roubos, da violência, da crise, estamos todos cansados de ver pessoas morrendo por falta de atendimento básico de saúde, por ver nossos filhos prejudicados com a falta de investimento na educação... eu sei disso, eu sei que você quer fazer a diferença, que você quer se expressar, quer que as pessoas te ouvem, que elas mudem de candidato, porque você acredita que o seu realmente poderá fazer diferente, que o seu candidato realmente tem as melhores propostas, você está cansado e quer dar um basta nisso tudo e precisa se expressar, você tem sede de mudar isso tudo, você está cansado, eu te entendo, todos estamos.

Mas vamos tomar mais cuidado com a expressão das nossas opiniões na internet, quem depende de captação de clientes, deve se manter neutro. Deixe para expressar suas opiniões em rodas de amigos, em jantares com os familiares, mas nas redes sociais, vamos tomar cuidado, vamos nos manter neutros, vamos ser profissionais, independente do partido da pessoa, o importante é você ter trabalho, ganhar dinheiro e conquistar cada vez mais clientes, eles te admirarem pelo seu trabalho e profissionalismo e não ganhar “ranço” de você pela sua opinião política. 

Fica a dica, pense nisso! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário