quarta-feira, 30 de março de 2011

SALÁRIOS dos projetistas e a CARGA HORÁRIA


Gente hoje vou falar de um assunto chato, mas chato mesmo, que é a questão dos salário dos projetistas.
As Lojas hoje em dia exigem muitas coisas na hora de se contratar um profissional, mas não querem deixar o profissional fazer as suas exigências.
Outro dia, navegando pela internet, me deparei sem querer num anúncio de empregos do CATHO, a vaga anunciava um emprego para projetistas, os requisitos, além de saber usar o promob, exigia também nível superior ou cursando... os benefícios? Nenhum, além do vale transporte que é obrigatório... o salário? Piso do comércio + comissões.... L o horário de trabalho? Das 9hs ás 19hs de segunda á sábado e domingos a combinar.... na hora eu pensei, não isso é piada????
Em primeiro lugar, que quem tem nível superior não vai querer trabalhar como projetista;
Segundo lugar, que não consigo entender como existem ainda lojistas que oferecem somente o piso do comércio para seus funcionários e ainda por cima tem coragem de oferecer isso para alguém com nível superior... me poupe heim!!!
Terceiro.... horário das 9hs ás 19hs de segunda a sábados e domingos a combinar??? Gente o que é isso???? Primeiro que das 9hs ás 19hs de segunda a sábado dá 60 horas semanais, 16 horas a mais que o previsto em lei que são apenas 44 horas, agora tem mais o domingo!!! Isso sim é um absurdo, nada contra os lojistas que querem abrir de segunda a segunda, mas aí eu acho que tem que se fazer turnos onde o funcionário não seja prejudicado e trabalhe o essencial que é suas 44 horas semanais, isso já é exploração e o que mais me deixa indignada é que existem aqueles que ainda aceitam trabalhar nessas condições.
Nunca vou me esquecer do dia em que fiz entrevista numa loja, montei num CD um portfólio com meus melhores projetos, levei junto na entrevista e fiz uma apresentação, conversamos sobre diversas coisas e no final, ela olhou pra mim e disse assim: - “eu pago 500,00 por mês + 2% de comissão, quando tu pode começar?” .... Aí eu, peguei meu CD, guardei na bolsa, olhei pra ela e disse: “sinto muito, mas por esse salário eu não trabalho, se quiser conversar com teus sócios e me fazer uma proposta mais decente, podemos voltar a conversar”, levantei e fui embora!!!! Hehehehehee..... sabem o que aconteceu???? Uma semana depois ela me ligou me oferencendo um salário “mais decente” hehehehehe... é isso que eu quero dizer, temos que aprender a nos dar valor, projetista é uma profissão tão escassa no mercado, achar profissionais bom não é fácil, por isso eu acho que temos que ser mais valorizados e nós é quem temos que chegar e exigir o quanto queremos ganhar, nós temos que fazer também nossas exigências, pois o lojista precisa muito mais de nós do que nós deles.
A carga horária é outra coisa pela qual eu sempre briguei, além do salário, muitas lojas por aí escravizam seus funcionários e não to falando só no ramo de móveis planejados, mas lojas de roupas, sapatos, enfim... e onde entra a lei nestes casos? Pela lei não devemos ultrapassar às 44 horas semanais, mas está cheio de lojas por aí que fazem isso.
Nas empresas em que trabalhei sempre fui de vestir a camiseta, não me importo de ficar até mais tarde ou de ter que chegar mais cedo, mas também exijo meus direitos. Semana passada, por exemplo, fiquei quase toda a semana trabalhando até ás 19hs, às vezes isso é necessário em função dos horários dos clientes, afinal eu quero vender porque também quero ganhar mais no final do mês, mas aí no meu caso eu tiro em folgas, saio mais cedo, enfim... acho que o lojista também tem que ter o bom senso e negociar essas horas com o projetistas.
Somos uma equipe, lojista e projetista devem juntos trabalhar em equipe, afinal um precisa do outro.

**********************
De que adianta ganhar a vida, ter o meio de sustento, ter riqueza, se não consigo “usufruir” disso tudo para meu benefício?
Pense nisso. Pense se realmente vale a pena tanta aflição, tanto desespero, tantas horas de tensão, apenas por questões puramente materiais, sem ter tempo para a família, os amigos e a sua vida particular.
Não podemos deixar de trabalhar, é certo,mas quem sabe possamos deixar o trabalho mais leve, menos extenuante, menos neurótico, permitindo que vivamos a vida em abundancia. Pense nisso e aprenda a se valorizar.

54 comentários:

  1. nossa, perfeito!

    trabalho como projetista e concordo plenamente com tudo o que disse. Isso me deu uma ajuda maior, para poder me valorizar mais! Sei que eles precisam muito mais de mim do que eu deles, e por isso, vou em busca de algo melhor pra minha vida. Tenho me estressado muito, além de perder tempo de lazer com amigos e família. Não trabalho aos domingos, mas mesmo assim, essa é uma profissão que desgasta muito a mente, porque além de criarmos todo um projeto, temos que ficar aguentando mal humor de cliente, saber negociar, e atender clientes no tempo deles. Três dias seguidos cheguei em casa 23h, só para terminar um projeto muito desgastante, pois tinha um prazo muito curto. E no fim sabe o que aconteceu? o cliente NÃO FECHOU!!!!!!!! :@


    que esse post sirva de incentivo para aqueles que sabem muito bem o que querem e vão sempre em busca de algo melhor para a sua vida! que abracemos essa ideia de que nós somos muito mais importantes do que os próprios donos de lojas que acham que podem fazer o que querem e o que bem entendem, mas não é assim. Os funcionários precisam ser mais valorizados! projetistas, vendedores, montadores, ajudantes, sem nós os próprios donos não são nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA OU BOA TARDE

      SEI QUE ESSE ARTIGO É ANTIGO MAIS GOSTARIA DE DEIXAR AQUI MINHA OPNIÃO.

      PRIMEIRO GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE SOU LOJISTA (DONO DE UMA LOJA)

      E VOU FALAR COMO TAL.

      ROSELI.

      GOSTARIA DE PARABENIZAR VC PELO ARTIGO E ACHO QUE VC DEVERIA ACRESCENTAR MUITO MAIS COISAS.

      VEJA BEM O MERCADO SÓ PAGA FAZ PROPOPOSTAS INDECENTES OS LOJISTAS SÃO MUQUIRANAS POR ASSIM DIZER NA HORA DE FAZER UMA BOA OFERTA. PQ INFELIZMENTE OS PROJETISTAS VENDEDORES NAO SE VALORIZAM

      VEJA BEM NOS"PROJETISTAS" SABEMOS AS VEZES MUITO MAIS DE QUE UM ARQUITETO OU DECORADOR E.T.C...
      PELA EXPERIENCIA . NAO PRECISAMOS TER NIVEL SUPERIOR PRA PROVAR ISSO.

      O QUE FALTA É A CLASSE SE UNIR PRA EXIGIR MAIS E EXIGINDO MAIS DA CONDIÇAO DA LOJA TBM EXIGIR E LEVANTAR SEUS PREÇOS PRA VOLTAR O QUE O MERCADO ERA A UM TEMPO ATRAZ.

      HJ AS PESSOAS NAO VALORIZAM PROJETISTAS PQ ACHAM QUE FAZER PROJETO É SÓ UM PASSA TEMPO OU DIVERSAO.
      O QUE FAZ ELES CHORAREM BARGANHAREM LELOAREM COLOCARTEM NOSSOS PREÇOS LÁ EM BAIXO FAZENDO UMA BAGUNÇA TERRIVEL NO MERCADO. COMO ESSES LOJISTAS DE FUNDO DE QUINTAL VENDENDO CASA COMPLETA PO 7 MIL.

      PARA MEU ISSO É RIDICULO MILAGRE NAO ACONTECE .


      TEMOS QUE VALORIZAR NOSSOS PRODUTOS E NOSSOS PROFISSIONAIS

      COMO PODEMOR DAR BOM ATENDIMENTO, BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS , BOM POS VENDA , E.T.C....

      VAMOS NOS JUNTAR E FAZER ALGO DIFERENTE.

      MAIS UMA VEZ REPITO SOU LOJISTA E ESPERO QUE CONTEM COMIGO

      SEGUE MEU E-MAIL

      MAZZARA.MAZZARA@GMAIL.COM

      Excluir
  2. Willyan Rodrigues (Violla)3 de fevereiro de 2012 às 00:50

    Muito Interessante !!!!
    Também já dei maior duro, vesti a camisa da Empresa, viajei pra lá e pra cá,, durante vários anos larguei minha vida particular para realizar trabalhos para Empresa,perdi a familia por causa da empresa também se isso serviu de lição !!!!! Não fiquei rico, não brinquei com meus filhos quando podia pq tava me dedicando a empresa, não sai com minha familia, não estive com minha familia,não estudei +,não fiz cursos pq as extras no trabalho não me deixaram,Perdi todo crescimento dos meus filhos em fim, Tirei uma boa lição disso tudo.Não sendo muito radical +,Não vale a pena se quebrar,se desdobrar,se contorcer por um trabalho, pois você é "mais um" dentro de uma empresa .A vida passa e passa depressa D+, se vc tem uma familia, trabalhe mas aproveite o máximo que puder da sua instituição,dê assistência que mereça,ou seja, assista + com qualidade e não por estar por estar,por obrigação......
    Sem + "A vida é curta e nela só estamos de passagem"

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei por quase 8 anos numa loja de shopping aonde 62 horas semanais, não me obrigavam, eu trabalhava de domingo a domingo, em feriados, as x nem folgava durante a semana, sempre achando que ganharia mais no final do mês. Ma sinceramente só me iludi, não fiquei rico e também não aproveitei a vida, fiquei longe da minha família, engordei pra caramba trabalhando sentado 62 horas por semana, pois era um trabalho sedentário, eu hoje se tivesse que fazer isso de novo só faria em ultimo caso se não me restasse mais opção.

    ResponderExcluir
  4. nossa era isso que queria escutar,aff comecei a trabalhar numa loja que inaugurou a 20 dias ,loja de roupas de crianças.o normal é de segunda a sexta das 09:00 ao 12:00 e das 14:00 as 19:00 e sabado até a 13:00,e tem os dois primeiro sabados do mes que ja fica aberto das 09 as 17:00 só que a dona da loja quer abrir todos os sabados ,aff ja´é um cumulo ,eu tenho familia,3 filhos menores ,não sei o que falar pra ela quando ela me medir para ficar trabalhando todos os sabados, tenho receio de dizer um não posso . o que digo pra ela?? cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, não vejo mal em você trabalhar no sábado a tarde, desde que possa folga em outro dia da semana para compensar o sábado. Negocia isso com sua chefe de uma maneira saudável, o importante é não ultrapassar as tuas 44horas semanais. As pessoas gostam muito de reclamar dos funcinários hoje em dia, que não vestem a camiseta e tal, que só pensam na hora de ir pra casa... porém eles não percebem que só sabem exigir, exigir e exigir dos funcionários, porém não fazem a sua parte, pagar hora extra ou compensar as horas a mais em folga. Se conseguir negociar isso, é tranquilo, o importante é que fique bom para os dois lado, o comércio necessita de lojas que fiquem abertos nos sábados a tarde, infelizmente, por isso o ideal é negociar com sua chefe a melhor maneira de compensar essa horas em folgas. Boa sorte!

      Excluir
  5. Nossa estou numma empresa que chego a trabalhar até 12hs por dia e oq é pior estão cortando um monte de coisas ajuda de custo p visitar clientes e comição só se bater a cota dos 50mil é isso ou só o salario que ainda é o do comercio nem é o de projetista estou de saco cheio super desestimulada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane, você não precisa disso.
      A empresa tem que te dar todo o material necessário para você trabalhar para eles e isso inclui o transporte. Não se deixe escravizar, procure outra coisa, PROJETISTA é algo tão raro no mercado, não espere que a empresa vá te valorizar, VALORIZE-SE, pois com certeza, eles precisam muito mais de você do que você deles! Boa sorte!

      Excluir
  6. Concordo com a Roseli,e digo mais, empresas que querem escravizar deveriam ser punidas pelo ministério do trabalho, procure seus direito Lidiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse como punir, acredito de 80% das lojas em todos os segmentos iriam fechar! kkkkk

      o brabo é que eles tem as "costas" quentes e sempre vão conseguir um "bobo" para escravizar, alguém que esteja desesperado em conseguir trabalho e acaba se submetendo a qualquer coisa.

      Esse é o nosso BRASIL

      Excluir
  7. Nossa que legal a profissão de Projetista, eu ainda vou chegar lá, na verdade faço desenhos mecânicos, mas vc esses desenhos são uma obra de arte!!!!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Estou apenas começando nesta profissão de projetista, para falar a verdade começo semana que vem. Estou acreditando muito neste segmento pois onde moro existem muitas construtoras erguendo prédios. Não vejo problema trabalhar mais do que o normal, a questão é se as pessoas recebem ou não pelo serviço feito ou pelas horas cumpridas.

    O que importa mesmo é que este ramo me atrai e tenho certeza que fazer projetos será além do serviço uma forma de relaxar.

    Já adquiri o program do Promob Plus 2012 e farei o treinamento na próxima semana. Investi nisso por que já tenho uma parceria com uma marcenaria na qual me pagará fixo mais comissão.

    Boa sorte e sucesso a todos os projetistas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Gostaria de saber quando vc vai Ganhar + ou - na marcenaria?
      e quanto é o Valor Justo de um projetista mais comissão ?
      e parabéns pelo Blog Roseli .

      Excluir
  9. Concordo contigo. Sou designer de produto e trabalho como projetista. Hoje estou vivendo esta desilusão.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia... Eu estou no primeiro ano de Design de Interiores e faço estágio de projetista. Tenho uma dúvida sobre o o meu desempenho, eu quero muito crescer nessa área mas ainda estou um pouco perdido.A minha carga horária é de 6hrs por dia de segunda a sábado,eu fico na loja esperando o cliente chegar pra eu pode fazer o projeto e apresentar ideias pra ele, mas quero saber se só isso é certo ou se eu posso fazer algo mais como ir até residenciais que estão sendo inaugurados em busca de contatos e etc..., o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. Gente!!!
    Tô pasma!
    Parece que nós projetistas somos diferentes do resto do mundo!!
    Saber que não sou apenas eu que passo por isso ao mesmo tempo que me conforta me indigna!
    O classe"zinha" mais desunida!
    As vezes me sinto meio sem pudor, como quem se prostitui em troca de mero dinheiro.Tenho meu profissionalismo ferido todos os dias quando vejo como uma clã, todas as propostas medíocres a qual nós temos que nos subordinar por falta de algo uma recompensa decente no mercado.
    o que me parece uma grande verdade e que todos nos trabalhadores do presente,e não só os projetistas, vivemos a era da escravidão disfarçada de emprego!Leis burladas, descumpridas, violadas, ignoradas...Deveres e aptidões exigidos e aumentados com metas inatingíveis e por tempo de trabalho indeterminado...
    A Princesa Isabel libertou os escravos mas ainda não teve ninguém para reeducar os maus senhores!
    Não me admira tanta gente atoa e o aumento de vagas!
    Será que os noticiários estão corretos quanto a diminuição de desemprego e o aumento de oportunidades ou será que mais uma vez a manipulação em massa massacra a intelectualidade dos seres numa ambígua interpretação da estatística onde podem ler um lado da moeda e anunciar o outro?
    Mas fica para todos nós pensarmos:
    Não somos nós os responsáveis pelo carater alheio, e sim pelo nosso, e a vida que vivemos e resultado das escolhas que fazemos!
    Boa Sorte a todos e que muito mais do que reclamar, possamos nos conscientizar e agir!
    Um abraço aos meus queridos colegas PROJETISTAS!

    ResponderExcluir
  12. A propósito, parabéns Roseli, pela iniciativa do seu Blog!

    ResponderExcluir
  13. Quanto bobagem reunida em um blog, todas as profissões tem seus pros e contras, façam uma comparação com o salário de quem faz faculdade, estuda 5 anos e depois ainda tem que fazer uma pós graduação para chegar a um salário em torno de 3.500,00 a 4.500,00, com muita competência.

    No caso de vocês, quando muito tem um curso tecnico de 1 ano, não se atualizam não gastam com estudo e ainda choram, sendo que o salário, de um projetisa "competente" não deve baixar de 3.000,00, agora comparem os salários e o nível de estudo que cada profissional precisou para alcançar tais salários !!!

    *Projetista de móveis = 2º grau + curso técnico(as vezes pago ou feito na própria loja). fora a grande maioria que aprende na prática, total de salário+ ajuda de gasolina= 3.000,00(para um profissional "meia boca" como se diz)

    *Profissional de Administração, contabilidade, professores= Facudade, pós graduação (as vezes em duas áreas), mínimo de 15 anos na profissão para chegar a um salário de 4.000,00

    Entenderam agora porque de tanta bobagem escrita num blog só !!!!

    Estudem ao invés de exigir salários a base de 2º grau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não vendermos, recebemos salário de ajudante de produção que trabalha de seg a sexta em horário comercial. A gente ganha porcentagem do que vendemos, então nós nos pagamos, nós fazemos nosso salário, e se a pessoa nao estiver atualizada e se nao for um bom profissional, não vai ganhar os 3 mil que disse. Fora o horário de trabalho, que muitas vezes são loucos e nao ganhamos hora extra.Cada profissão tem seus prós e contras, só nao podemos nos conformar quando podemos melhorar nossas condições de trabalho.

      Excluir
    2. Se for por estudos a maioria dos jogadores de futebol deveria ganhar 01 salario minimo!!!

      Excluir
  14. Onde eu trabalho, se for contar as horas que fico ate mais tarde e chego mais cedo, ja devo ter uma semana de folga tranquilo, porém, nunca recebi nada e se chego 15 minutos atrasado no outro dia apos ficar até a 20:30 da noite levo reclamção! Ê exploração!!!

    ResponderExcluir
  15. ola Roseli

    Gostei do blog, descobri ele agora pesquisando salários para projetista, e já salvei nos favoritos pra ler mais coisas e acompanhar as novidades. Sou formado técnico mecânico, cursando superior em projetos de máquinas, e toda minha experiência é voltado a essa área. Porém, ha uns tempos já venho me interessando por planejados, pois o que mais gosto de fazer é criar e fazer desenhos 3D.
    Um pouco pelo interesse e um pouco pelo fato de estar desempregado, estou procurando mais informações, comprei uma cópia do Promob e estou aos poucos aprendendo a mexer nele, tenho uma certa facilidade em aprender novos programas e estou me divertindo muito. Na minha cidade há inúmeros novos empreendimentos imobiliários e acredito que a tendência hoje é decorá-los com móveis planejados pra melhor aproveitamento de espaço, é um segmento em agressiva expansão e gostaria de aproveitar o momento pra ingressar.
    Há algumas lojas à procura de "vendedor-projetista" com experiência em promob, por isso gostaria de umas dicas de como eu poderia conseguir trabalhar nessa área, visto que meu currículo não tem nada relacionado ao segmento, exceto minha experiência com desenhos AutoCad.
    Existe algum tipo de currículo, apresentação que poderia usar para "impressionar" o gerente da loja, ou uma carta de apresentação legal.
    Meus conhecimentos em promob estão no nível básico para intermediário, pois ele possue muitos recursos que ainda estou aprendendo, mas já consigo montar um ambiente simples, com módulos, decoração, materiais, etc.

    conto com sua ajuda

    obrigado

    Ricardo C

    ResponderExcluir
  16. ABRA UM CNPJ E UMA LOJA, SEJA O PROPRIETÁRIO E TE GARANTO QUE TODOS ESTES POSTS VÃO MUDAR.

    SE DESEJA TER O QUE NUNCA TEVE, FAÇA O QUE VOCÊ NUNCA FEZ. SE NÃO DER CERTO. EXPERIÊNCIA NINGUÉM TE TIRA E SEMPRE VAI SER ÚTIL.

    E NUNCA PERCA UMA PALAVRA CHAMADA - INTEGRIDADE.

    ResponderExcluir
  17. Alguém de Campo Grande - RJ, talentosa (o) ?

    ResponderExcluir
  18. Uma das sócias da loja, minha filha, sofreu como vocês e abriu uma loja, esta começando, mas a filosofia e somar com a equipe para dar salário descente.

    ResponderExcluir
  19. E-mail para contato: liderwar@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Há uma solicitação de que e para que: Projetista de móveis planejados com prática no Promob. Como diz minha filha: "Que venda sonhos e não somente móveis planejados".

    ResponderExcluir
  21. eu tb concordo com tudo o que disse , sou portugues e trabalho como projetista aqui no brasil em santa catarina e tenho visto que aqui è dificil os logistas valorizarem a nossa profissao , eles acham que o promob faz tudo sozinho ,,, enfim è muita ignorancia , mas valeu , me identifico muito com vc e tenho valorizado o meu trabalho conseguindo um salario mais bem pago !!

    ResponderExcluir
  22. Preciso de uma dica, moro no Recreio RJ, onde posso fazer um bom curso de Promob, fiz um treinamento em Promob com duração de 16hs,, tenho 18anos e decidi pela area de projetista de móveis planejados.Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  23. quanto é mais ou menos um salario projetista?

    ResponderExcluir
  24. Estou trabalhando na área tem 3 meses e ninguém me fala quanto ao certo se tira, diz a lenda que 3 à 12 mil, isso na loja onde eu trabalho. Mas quem abre o jogo mesmo fala que não ganha mais de 2 mil a muito tempo... Eu acho o povo muito pescador aqui!! Estou pensando em desistir!!! o Fixo aqui é uma piada R$1030.00.... Alguém para esclarecer a minha e a dúvida da Veronika?

    ResponderExcluir
  25. Henrique e Veronica,

    o salário depende muito das suas vendas e do sistema de comissão que cada loja paga, acho que 12mil é meio dificil de tirar, mas não impossível... agora num mês bom você consegue sim tirar de 4 a 6mil. Com relação ao fixo as lojas geralmente pagam o piso do comércio de cada região.

    Quanto maior for sua experiência profissional, maior seu salário (principalmente o fixo). Mas não se esqueçam que tem também a responsabilidade de garantir que o projeto vendido será bem executado, montado e que principalmente atenda as necessidades do seu cliente ;-)

    ResponderExcluir
  26. Ola, meus amigos e colegas na área, eu sou Design de Interiores e trabalho com Design de Projetos a 08 anos só numa empresa eu trabalhei a 06 anos e na que estou agora a 02 anos indo para mais um ano de muitas conquistas e tambem derrotas, acontece que a empresa em que eu trabalhei esta querendo que eu volte, lembrando que as duas são da mesma industria de moveis planejados e na mesma cidade. Quero expressar aqui uma gratidão enorme que essa profissão nos proporciona, você criar um projeto e esse se transformar em uma obra de arte na casa do cliente, deixando o cliente extremamente feliz e agradecido pelo feito. Quero agradecer o espaço cedido ao blog para nós profissionais podermos passar alguma dica nessa profissão que nos alimente. Bom o fato de que nós temos que nos valorizar é o principal ponto de partida mais no meu caso olha que engraçado.
    Na primeira loja eu tinha só mente comissão e não escalonada era 4% fixo + vale transporte e plano de saúde. na segunda loja eu tenho sálario base R$ 000,00 e comissão escalonada de 5 a 7% e plano de saúde mais nada. Lembrando que o salario base é o seguinte se voce nao bater a meta ou nao cobrir o salario ai voce só recebe ou um ou outro.
    Olha a merda. a empresa antiga quer me contratar de volta com as seguintes propostas: salario fixo de R$ 000,00 + comissão escalonada de 5 a 7% mais transportes e plano de saude. ou seja tudo isso porque eu me valorisei. ESTOU PENSANDO EM IR PARA A PRIMEIRA LOJA DE NOVO KKKKK. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  27. Olá Amigos !

    Sou arte finalista textil, mas devido aos boatos que um projetista consegue tirar R$ 12.000,00 ao mês me fez pensar em investir nesta área.

    Bom ! Minha pergunta é , quanto é o salário médio de um projetista ?

    Abraço galera !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo,

      o salário depende muito das suas vendas e do sistema de comissão que cada loja paga, acho que 12mil é meio dificil de tirar, mas não impossível... agora num mês bom você consegue sim tirar de 4 a 6mil. Com relação ao fixo as lojas geralmente pagam o piso do comércio de cada região.

      Quanto maior for sua experiência profissional, maior seu salário (principalmente o fixo). Mas não se esqueçam que tem também a responsabilidade de garantir que o projeto vendido será bem executado, montado e que principalmente atenda as necessidades do seu cliente ;-)

      Excluir
  28. Achei muito interessante, concordo com tudo oque disse!
    Trabalho como projetista de moveis planejado a 5 meses...
    porem não foi dificil aprender promob... eu recebo hj R$ 900,00 mais 2% em comição e tenho uma meta de moveis pra atingir que da diferença de R$500,00 no meu salario... O que me diz? eu acho que devo receber um pouco mais pq hj tenho mais clientes do antes e evolui muito na apresentação de meus projetos...

    ResponderExcluir
  29. Quantos porcento e uma remuneração boa ?

    ResponderExcluir
  30. Sou de Minas Gerais, Acho que o meu serviço nao esta sendo valorizado.
    Meu salario nao confere com a realidade de um Projetista.
    Trabalho em uma mercenaria e pelo que eu estou vendo aqui so to recebendo salario, comissão nunca falou sobre isso. O que eu faço? Pergunto sobre a comção e peço aumento de salario? rsrs
    Me ajudem.

    ResponderExcluir
  31. sou projetista da maior empresa de varejo do Brasil meu salario e de 2500 fixo mais 3% de comissao

    ResponderExcluir
  32. Oii!!! Estou terminando o ens. médio com curso de promob e quero fazer design de interiores no belas artes-sp. será que eu consigo emprego de meio turno de segunda a sexta???

    ResponderExcluir
  33. Boa Tarde Estou Querendo Abrir Uma Loja De Moveis Planejados,Gostaria De Saber A opinião Dos Amigos Projetistas, seria melhor um salario fixo mais comissoes, ou seria melhor oferecer a ele uma comissao maior tipo 10% mas alguma bonificaçao no caso de ele conseguir bater a cota mensal que creio que toda loja tem, lembrando que ele vai trabalhar com uma marca boa, que os moveis são de medio valor! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seria legal 10% mais ajuda de custo . oe um fixo com uma comissão de 5 % isso se torna incentivo e te fará crescer.

      Excluir
  34. Eu trabalho como projetista há uns 3 anos com promob e eketshup. Sempre escolhi o meu horário, ganheva 10% de tudo o que vendia porque além de móveis tinha cadeiras de escritório. Daí combinamos um salário fixo mais 5%. Até aí tranquilo , mas resolveram voltar aos 10% sem salário fixo nenhum. Nesse período vendi 150 mil então ganharia 15 mil. O dono da loja disse que não iria me pagar porque não iria me dar esse dinheiro todo. Não sabendo ele o esforço que fiz pra conseguir que me atendessem que me dessem a oportunidade de mostrar o produto sem contar despezas de viagem. Ele simplesmente fechou a loja e fugiu. Eu não recebi 1 real. Recebi uma proposta pra uma marcenaria que estaria recomeçando. Combinei um fixo mais 5%. Não me deixam sair da loja pra vender nem no horário de almoço, eu pago as minhas passsagens, descontam o meu almoço o meu salário tava saindo em média 550,00 . Sem contar a pressão e o trabalho que tenho de levar para fazer em casa . Sábado, domingo e feriados e não posso chegar um minuto atrazada. trabalho em média 14 a 16 h por dia . Estou adoecendo , a minha filha cobranco a minha atenção porque ela só tem 5 anos e eu me acabando. fechando valores altissimos e indo trabalhar em contruções para deixar dono de empresa rico e eu acabada. Pedi demissão, como exitem poucos profissionais na área pediram pra esperar mais um pouco , mas não vou esperar. Amo sou apaixonada pela minha profissão , mas acho que desvalorizam muito, a gente as vezes faz serviço até dos arquitetos que deixam pendente. Então é isso. Se esforcem para um nível superior porque temos uma linda profissão , mas poucos valorizam.

    ResponderExcluir
  35. Eu trabalho como projetista há uns 3 anos com promob e eketshup. Sempre escolhi o meu horário, ganheva 10% de tudo o que vendia porque além de móveis tinha cadeiras de escritório. Daí combinamos um salário fixo mais 5%. Até aí tranquilo , mas resolveram voltar aos 10% sem salário fixo nenhum. Nesse período vendi 150 mil então ganharia 15 mil. O dono da loja disse que não iria me pagar porque não iria me dar esse dinheiro todo. Não sabendo ele o esforço que fiz pra conseguir que me atendessem que me dessem a oportunidade de mostrar o produto sem contar despezas de viagem. Ele simplesmente fechou a loja e fugiu. Eu não recebi 1 real. Recebi uma proposta pra uma marcenaria que estaria recomeçando. Combinei um fixo mais 5%. Não me deixam sair da loja pra vender nem no horário de almoço, eu pago as minhas passsagens, descontam o meu almoço o meu salário tava saindo em média 550,00 . Sem contar a pressão e o trabalho que tenho de levar para fazer em casa . Sábado, domingo e feriados e não posso chegar um minuto atrazada. trabalho em média 14 a 16 h por dia . Estou adoecendo , a minha filha cobranco a minha atenção porque ela só tem 5 anos e eu me acabando. fechando valores altissimos e indo trabalhar em contruções para deixar dono de empresa rico e eu acabada. Pedi demissão, como exitem poucos profissionais na área pediram pra esperar mais um pouco , mas não vou esperar. Amo sou apaixonada pela minha profissão , mas acho que desvalorizam muito, a gente as vezes faz serviço até dos arquitetos que deixam pendente. Então é isso. Se esforcem para um nível superior porque temos uma linda profissão , mas poucos valorizam.

    ResponderExcluir
  36. tou sendo escravizada trabalho em média de 14 a 16 h por dia porque levo trabalho para casa. trrabalho com promob e sketshup. já tive salários maravilhosos, mas me fizeram uma proposta há dois meses de um salário minimo fixo mais 5% de comissão e vale transporte. Final das contas não tou recebendo nem 550,00 porque pago transporte mais alimentação , porque além de trabalhar no horário de almoço eles ainda descontam o almoço. Como vou ganhar comissão se não posso sair da loja? Além de dar muito lucro para a empresa sair suja de gesso e cimento das construções e fechar a venda diretamente. Amo a minha profissão de coração. Pedi demissão disseram quue não pq não encontram profissionais da área e ainda escuto piadinha. a vontade é de sair sem avisar mas seria fraqueza da minha parte. Vou continuar atuando , porém não quero mais ficar nessa empresa trabalhando até os feriados a noite. Gente tudo no papel fica a dica porque para me contratar prometeram o céu.

    ResponderExcluir
  37. Prezados Boa tarde,

    Gostaria de uma opnião, pedi demissão da empresa na qual trabalho e o dono me pediu para que eu deixasse todos os projetos em um pen drive para ele. Uma vez que a empresa não tinha computador eu quem comprei, o promob eu quem paguei, eu não acho justo, Mas antes queria saber sobre opniões diferentes.

    Att
    Eduardo Santos

    ResponderExcluir
  38. Trabalho como projetista em uma matcenaria gostaria ganho 30$ po cada projeto FECHADO é um salario justo ou devo exigir um salario melhor ?

    ResponderExcluir
  39. FANTÁSTICO!!!!PARABÉNS, TEMOS QUE NOS VALORIZAR, ACIMA DE TUDO IMPOR RESPEITO,HOJE ME VALORIZO MUITO, ME TORNEI UM GRANDE PROFISSIONAL, A MUSICA QUEM DITA SOU EU.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia!

    Sou projetista de residência e moveis planejados!
    Qual o procedimento para que eu possa apresentar uma planta residencial na prefeitura.

    Obs: Sou apenas projetista.

    Obrigado quem puder me orientar, pois estou começando a criar as plantas residenciais agora.

    ResponderExcluir
  41. Quanto vale o salário de um projetista de móveis na comissão sou desenhista é meu patrão quer me passa para comissão

    ResponderExcluir
  42. Boa noite sou projetista é meu patrão quer me passa para a comissão quanto é a porcentagem de um projetista de móveis por favor

    ResponderExcluir
  43. Olha, achei esse site acidentalmente, porém, o conteúdo é muito interessante, embora eu não seja projetista de interiores e nem trabalho como emprego, acho que em muitos casos rola uma espécie de trabalho subvalorizado pra áreas que exigem uma grande capacidade intelectual e técnica, não entendo porque, mas acho que hoje pode estar relacionado com a crise.

    ResponderExcluir