quinta-feira, 24 de abril de 2014

Granito com brilho no Promob Lite!

Hoje vou ensinar um macete bem legal para se obter um render de granito com brilho no Promob Lite.

O Promob Lite é bem complicado de se trabalhar na questão de se obter um bom render, ele não tem tantas opções de configurações como os demais promob's tem, sendo bem limitado, então por isso é preciso saber alguns macetes para conseguirmos obter um render um pouco melhor.

Minha dica de hoje é para os granitos ou mármores.
No promob tem disponível algumas cores básicas de mármores, granitos e silestones, porém ao usá-las no render, ele fica opaco e sem vida, por isso sempre uso as texturas externas e nunca as do promob.

Mas para obter o brilho eu faço o seguinte:
1º - Aplico a textura de Porcelanato existente no promob sobre a geometria;
2º - Aplico sobre a textura de Porcelanato a textura externa de granito.

Observe a imagem abaixo (clique na imagem para abrir):

(clique na imagem para abrir) 


O render do lado esquerdo foi aplicado a textura de granito Preto São Gabriel existente no próprio promob, observe como ela ficou escura, opaca e sem vida. 

Já do lado esquerdo, apliquei primeiro a textura de porcelanato do promob e sem seguida a textura externa de granito Preto São Gabriel, o que deu vida e brilho ao render no granito quando renderizado.

Isso acontece, pois como expliquei na última postagem, o promob grava as propriedades da última textura aplicada e como a textura de porcelanato tem brilho, ele grava esse brilho na geometria e quando é usado uma textura externa a propriedade permanece, agora se você usar a textura do promob, ele apaga essas propriedades utilizando a propriedade da textura aplicada, neste caso sem o brilho. Por isso sempre uso as texturas externas e poucos são os casos em que utilizo as texturas do promob.

Espero que tenham gostado.
Até a próxima!!!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário