Gente hoje vou falar de um assunto chato, mas chato mesmo, que é a questão dos salário dos projetistas.
As Lojas hoje em dia exigem muitas coisas na hora de se contratar um profissional, mas não querem deixar o profissional fazer as suas exigências.
Outro dia, navegando pela internet, me deparei sem querer num anúncio de empregos do CATHO, a vaga anunciava um emprego para projetistas, os requisitos, além de saber usar o promob, exigia também nível superior ou cursando... os benefícios? Nenhum, além do vale transporte que é obrigatório... o salário? Piso do comércio + comissões.... L o horário de trabalho? Das 9hs ás 19hs de segunda á sábado e domingos a combinar.... na hora eu pensei, não isso é piada????
Em primeiro lugar, que quem tem nível superior não vai querer trabalhar como projetista;
Segundo lugar, que não consigo entender como existem ainda lojistas que oferecem somente o piso do comércio para seus funcionários e ainda por cima tem coragem de oferecer isso para alguém com nível superior... me poupe heim!!!
Terceiro.... horário das 9hs ás 19hs de segunda a sábados e domingos a combinar??? Gente o que é isso???? Primeiro que das 9hs ás 19hs de segunda a sábado dá 60 horas semanais, 16 horas a mais que o previsto em lei que são apenas 44 horas, agora tem mais o domingo!!! Isso sim é um absurdo, nada contra os lojistas que querem abrir de segunda a segunda, mas aí eu acho que tem que se fazer turnos onde o funcionário não seja prejudicado e trabalhe o essencial que é suas 44 horas semanais, isso já é exploração e o que mais me deixa indignada é que existem aqueles que ainda aceitam trabalhar nessas condições.
Nunca vou me esquecer do dia em que fiz entrevista numa loja, montei num CD um portfólio com meus melhores projetos, levei junto na entrevista e fiz uma apresentação, conversamos sobre diversas coisas e no final, ela olhou pra mim e disse assim: - “eu pago 500,00 por mês + 2% de comissão, quando tu pode começar?” .... Aí eu, peguei meu CD, guardei na bolsa, olhei pra ela e disse: “sinto muito, mas por esse salário eu não trabalho, se quiser conversar com teus sócios e me fazer uma proposta mais decente, podemos voltar a conversar”, levantei e fui embora!!!! Hehehehehee..... sabem o que aconteceu???? Uma semana depois ela me ligou me oferencendo um salário “mais decente” hehehehehe... é isso que eu quero dizer, temos que aprender a nos dar valor, projetista é uma profissão tão escassa no mercado, achar profissionais bom não é fácil, por isso eu acho que temos que ser mais valorizados e nós é quem temos que chegar e exigir o quanto queremos ganhar, nós temos que fazer também nossas exigências, pois o lojista precisa muito mais de nós do que nós deles.
A carga horária é outra coisa pela qual eu sempre briguei, além do salário, muitas lojas por aí escravizam seus funcionários e não to falando só no ramo de móveis planejados, mas lojas de roupas, sapatos, enfim... e onde entra a lei nestes casos? Pela lei não devemos ultrapassar às 44 horas semanais, mas está cheio de lojas por aí que fazem isso.
Nas empresas em que trabalhei sempre fui de vestir a camiseta, não me importo de ficar até mais tarde ou de ter que chegar mais cedo, mas também exijo meus direitos. Semana passada, por exemplo, fiquei quase toda a semana trabalhando até ás 19hs, às vezes isso é necessário em função dos horários dos clientes, afinal eu quero vender porque também quero ganhar mais no final do mês, mas aí no meu caso eu tiro em folgas, saio mais cedo, enfim... acho que o lojista também tem que ter o bom senso e negociar essas horas com o projetistas.
Somos uma equipe, lojista e projetista devem juntos trabalhar em equipe, afinal um precisa do outro.
**********************
De que adianta ganhar a vida, ter o meio de sustento, ter riqueza, se não consigo “usufruir” disso tudo para meu benefício?
Pense nisso. Pense se realmente vale a pena tanta aflição, tanto desespero, tantas horas de tensão, apenas por questões puramente materiais, sem ter tempo para a família, os amigos e a sua vida particular.
Não podemos deixar de trabalhar, é certo,mas quem sabe possamos deixar o trabalho mais leve, menos extenuante, menos neurótico, permitindo que vivamos a vida em abundancia. Pense nisso e aprenda a se valorizar.