quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Coifa, Exaustor e Depurador... conheça a diferença!


Manter uma boa circulação de ar na cozinha é indispensável para evitar que os odores, fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo dos alimentos, principalmente frituras, espalhem-se pelos demais ambientes da casa. Para isso, é preciso entender a diferença entre exaustores, coifas e depuradores.



--- Exaustor:

A principal função do exaustor, é trocar o ar quente de dentro da cozinha pelo ar frio que está fora da residência. O Modelo mais comum em casas é o exaustor de parede. Ele é instalado em média a 2,5 metros do chão e é composto basicamente por um motor com hélice que, ao ser ligado, impulsiona o ar quente concentrado no alto para fora do ambiente.


Os exaustores não possuem um sistema específico para retirar a gordura do ambiente. Ao impulsionar o ar quente para fora da cozinha, o exaustor também elimina odores e partículas de gordura que tenham ficado suspensas no ar, mas o volume de gordura que chega ao alto da cozinha é significativamente menor do que o que se espalha pelo restante da cozinha.


--- Coifas:
Existem dois tipos de coifa: parede e ilha e podem ser usado como exaustor ou depurador.

Quando usada em função de exaustor, a coifa possui uma tubulação que leva o ar captado na cozinha para fora da residência, quando usado como depurador, ele executa exatamente a função descrita abaixo. É instalado em média a 72cm acima do fogão.


Internamente, as coifas costumam possuir um sistema de filtros de alumínio posicionados a 45graus de inclinação para condensar a gordura que evapora com o ar. Este sistema tem calhas para recolher a gordura condensada. A parte interna da tela de inox da coifa possui ainda um filtro de poliéster junto a tela de metal que pode ser lavável ou descartável.

--- Depurador:
O depurador geralmente é usado em cozinhas menores e sempre abaixo de algum móvel aéreo, não possui o cubo chamado chaminé como a coifa. O depurador suga o ar quente e carregado de partículas, filtram-no e o devolvem ao ar purificado por meio das aberturas laterais.

O depurador, além de não trocar o ar do ambiente, tem potência menor do que as coifas e exaustores, justamente por ser um equipamento mais portátil e com preço mais acessíveis dentre os três. Assim como a coifa, ele conta com um motor interno que suga o ar e o obriga a passar por um filtro.

O ar passa por dois níveis de filtragem e é devolvido límpido para o mesmo ambiente. A primeira filtragem é feita por intermédio de tramas de alumínio, laváveis, que retêm partículas maiores, como as de gordura. No segundo nível, o ar passa por um filtro de carvão ativado, que exige reposição aproximadamente a cada seis meses, que retém partículas menores, ou seja, aquelas que carregam os odores desagradáveis.

Ao contrário da coifa e do exaustor, o depurador não tem a capacidade para diminuir o calor do ambiente e sua habilidade de eliminar odores e fumaça também é mais limitada.

Enquanto a coifa conta com calhas que direcionam o escoamento e armazenamento da gordura, no depurador, toda a gordura recolhida fica retira na grade de inox, o que pode ocasionar mau cheiro e a diminuição da capacidade de sucção do eletrodoméstico. Além disso, torna a necessidade de limpeza mais frequente do que as coifas.

Gostaram? espero que sim, até a próxima!



2 comentários:

  1. Ótima explicação, eu não sabia muito bem a diferença, especialmente entre coifa e depurador, assim posso ter uma coifa no apartamento pequeno, porem utilizar apenas como depurador!!

    http://www.caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou Projetista e para quem interessar tenho o Promob Arch e Promob Plus para venda , versão funciona 100% Promob crackeado , quem tiver interesse em adquiri-lo entrar em contato no e-mail ojalssy@yahoo.com.br.

    Grato

    ResponderExcluir