segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ergonomia & Dormitórios

Conforme prometi, hoje vou falar um pouco da ergonomia em dormitórios.

A ergonomia em quartos deve estar presente tanto em roupeiros e guarda-roupas, mas em camas e outros móveis específicos. O armário deve ter o espaço correto para acondicionar os objetos a que se destina.

Para a criação de qualquer tipo de móvel, existem medidas pré-estabelecidas para trazer conforto e funcionalidade. Essas medidas não são fixas e podem variar conforme a necessidade de cada pessoa, e é por isso que a melhor escolha são os móveis sob medida/planejados.

Observe a figura abaixo:


1. Prateleiras superiores (mais conhecido como maleiro) - vão ideal é de 45cm de altura, pois é uma área de difícil alcance, ideal para guardar malas e objetos que não são de uso frequente.

2. Cabideiros para Camisas - Vão de 1,10cm de altura;
3. Cabideiros para vestidos e casacos longos - Vão de 1,65cm de altura
4. Calceiro - vão de 85cm de altura
5. Gavetas para acessórios - 10cm de altura, medida interna
6. Gavetas para roupas - 18cm de altura, medida interna
7. Largura de prateleiras - mínimo de 50cm para que caiba duas pilhas de roupas dobradas lado a lado;
8. Prateleiras deslizantes - vão mínimo de 15cm entre elas, ideal para sapatos;
9. Profundidade- 60cm para comportar cabides largos de ternos e casacos;
10. Profundidade para armários com portas de correr - 66cm, onde 6cm seria o espaço utilizado para o trilho das portas.
11. Circulação em frente ao armário para portas de correr, mínimo de 60cm e para portas de abrir 80cm.

As portas devem corresponder ás divisões internas, para se ter acesso ao vão.
Por exemplo: Um armário com 03 módulos de 80cm, deve possuir 3 portas de correr com a mesma medida do vão ou 6 portas de abrir, sendo 02 para cada vão, para quando abri-las ter acesso ao vão disponível.

Também é necessário o espaço para circulação ao redor da cama, para isso nas laterais deve haver uma distância livre de pelo menos 60cm .

Aos projetar a distribuição dos móveis, as medidas e a circulação, considere os volumes, verificando a porporção entre si e indicando as medidas de referência para posicionar tudo no lugar certo, até mesmo o tapete. Nos quartos com medidas reduzidas, um colchão muito alto dá a sensação de espaço entre a cama e o armário ficar menor. 

Com uma incrível variação nas medidas dos colchões atualmente (de 18 a 40cm - importados podem ter até 50cm) a altura do colchão define as outras opções, como altura do criado-mudo e de uma arandela na parede. Para calcular a medida da cabeceira, é preciso levar em consideração o colchão, a largura da cama e o tamanho da parede atrás dela. O criado deve ser mais baixo que a cama para que os objetos fiquem ao alcance das mãos. O abajur não pode ficar tão baixo que se enxergue a lâmpada quando sentado na cama, e o espelho, como manda o bom senso, deve refletir o rosto do morador.



Não podemos esquecer que o dormitório pode ser projetado para casal, uma pessoa, duas ou mais e independente do que se pretende em relação ao espaço, a distribuição destas camas, beliche, armários e bancadas deve obedecer a zona de trabalho e circulação, a necessidade das pessoas se abaixarem e poder se vestir, conforme mostra a figura abaixo:


TV no Dormitório: 

Outro item importante a ser observado em dormitórios é a colocação da TV e sua altura. Hoje em dia é praticamente incomum alguém não ter esse eletrônico em seu quarto, por isso deve-se observar também a questão ergonômica do mesmo. 

O aparelho deve ficar de 1,20 a 1,40cm do chão - assim, tem-se uma boa visão da tela. Essa medida é da base do equipamento para baixo, dessa forma, consegue-se um bom ângulo, mesmo que a cama tenha até 70cm. É importante também que ao projetarmos o espaço para a TV, deixemos ela sempre centralizada em frente a cama.


Bom gente... espero que tenham gostado das informações, abaixo segue algumas fonte de pesquisa:






sábado, 1 de junho de 2013

Ergonomia & Cozinhas

A ergonomia é um dos princípios do design que se preocupa em adaptar o trabalho ao homem. Essa tarefa é realizada a partir de um estudo em cima dos movimentos humanos, depois aplica-se esse cálculo em diversos setores de atividade, melhorando assim as condições de trabalho.

Essa disciplina está relacionada com eficiência/eficácia, funcionalidade e conforto (térmico/visual/auditivo..), e pode ser aplicada em projetos de móveis, produtos, ambientes, equipamentos e em diversas outras áreas.

Então hoje vamos falar um pouco sobre a ergonomia nas cozinhas, antes de explicar gostaria que vocês dessem uma olhada na imagem abaixo: 


Nesse esquema, são mostrado os principais "setores" de uma cozinha. Quando a gente tem espaço, fica bem mais fácil ter divisões como essa, super funcionais, higiênicas e práticas. Mas infelizmente os espaços estão ficando cada vez mais raro e caro, então seguem outras distribuições que podem deixar o ambiente mais prático e funcional:

Fonte da imagem: Tock&Stok

As imagens referem-se ao famosos triângulo de trabalho: geladeira-pia-fogão. A ideia é sempre levar em conta o funcionamento da cozinha baseado no uso da pia, e deve-se planejar a disposição dos móveis e eletrodomésticos de forma a minimizar a distância a ser percorrida entre os vértices do triângulo (geladeira, pia e fogão). 
Outras considerações importantes:

- O ideal é que a geladeira seja acessada sem precisar passar pelo fogão, especialmente em casas com crianças;
- Entre a cuba e o fogão é o espaço mais utilizado para o preparo dos alimentos, então o espaço ideal entre eles é de 0,90 a 1,20m.
- Uma bancada ou mesa próxima a geladeira facilita o manuseio dos itens retirados e guardados. É importante conferir o lado de abertura da geladeira, deixando ela sempre aberta para o lado da bancada, ou se a geladeira possui a porta reversível.
- Sempre que possível, opte por dispôr a pia próxima a janela, para aproveitar a luminosidade.
- Equipamentos como o forno de microondas e outros acessórios delicados não devem ficar ao lado do fogão, porque acabam ficando cheios de gordura.
- Para facilitar a dinâmica durante o preparo de alimentos, as gavetas com talheres e o porta temperos devem ficar próximos do fogão.
- Porta pano de pratos e lixeira devem ficar próximos a pia.
- Geladeiras e alguns eletrodomésticos de embutir precisam de espaço para ventilação. É importante consultar o manual desses equipamentos antes de planejar os armários.

É importante também levar em consideração algumas medidas mínimas para garantir o conforto na hora de cozinhar, tais como a bancada da pia, e isso vai depender da altura do usuário, veja abaixo:

A profundidade ideal para os balcões são entre 60 e 65cm e para quem for utilizar rodapé abaixo dos armários inferiores, um recuo de 10cm é o mínimo para encaixar o pé enquanto estive usando a bancada. Para quem prefere os armários suspensos, esses devem ficar no mínimo 14cm do chão, para facilitar o acesso na hora da limpeza.


Os módulos superiores devem ficar, em média 60cm a cima da bancada. O importante é que fique na altura dos olhos (em média 1,50m do chão).

Para a passagem:
- Distância mínima para passagem de uma pessoa é 60cm
- Distância mínima para uma pessoa agachar é 76cm
- Distância mínima para passagem de duas pessoas é 1,20cm

Para bancadas de cozinha, recomenda-se  de 1,00 a 1,10cm de altura. Mas isso vai variar também de acordo com as banquetas escolhidas, não esquecendo de considerar o espaço ocupado pelo acabamento (saia) onde é necessário deixar um espaço confortável para acomodar as pernas.

A largura ideal para o tampo é de 45cm. Para o comprimento, deve-se levar em conta que cada pessoa ocupa entre 60cm e 70cm e que é bom deixar uma folga mínima de 20cm nas laterais, principalmente se a bancada for fechada em um dos lados, para não dificultar demais o senta-e-levanta.

Bom... a principio é isso!
Essa matéria foi tirara de alguns site aqui na internet, deixo abaixo a fonte para maiores pesquisas.
Na próxima postagem pretendo abordar a ergonomia no closet, que também é muito importante!





Fonte: