segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ergonomia & Dormitórios

Conforme prometi, hoje vou falar um pouco da ergonomia em dormitórios.

A ergonomia em quartos deve estar presente tanto em roupeiros e guarda-roupas, mas em camas e outros móveis específicos. O armário deve ter o espaço correto para acondicionar os objetos a que se destina.

Para a criação de qualquer tipo de móvel, existem medidas pré-estabelecidas para trazer conforto e funcionalidade. Essas medidas não são fixas e podem variar conforme a necessidade de cada pessoa, e é por isso que a melhor escolha são os móveis sob medida/planejados.

Observe a figura abaixo:


1. Prateleiras superiores (mais conhecido como maleiro) - vão ideal é de 45cm de altura, pois é uma área de difícil alcance, ideal para guardar malas e objetos que não são de uso frequente.

2. Cabideiros para Camisas - Vão de 1,10cm de altura;
3. Cabideiros para vestidos e casacos longos - Vão de 1,65cm de altura
4. Calceiro - vão de 85cm de altura
5. Gavetas para acessórios - 10cm de altura, medida interna
6. Gavetas para roupas - 18cm de altura, medida interna
7. Largura de prateleiras - mínimo de 50cm para que caiba duas pilhas de roupas dobradas lado a lado;
8. Prateleiras deslizantes - vão mínimo de 15cm entre elas, ideal para sapatos;
9. Profundidade- 60cm para comportar cabides largos de ternos e casacos;
10. Profundidade para armários com portas de correr - 66cm, onde 6cm seria o espaço utilizado para o trilho das portas.
11. Circulação em frente ao armário para portas de correr, mínimo de 60cm e para portas de abrir 80cm.

As portas devem corresponder ás divisões internas, para se ter acesso ao vão.
Por exemplo: Um armário com 03 módulos de 80cm, deve possuir 3 portas de correr com a mesma medida do vão ou 6 portas de abrir, sendo 02 para cada vão, para quando abri-las ter acesso ao vão disponível.

Também é necessário o espaço para circulação ao redor da cama, para isso nas laterais deve haver uma distância livre de pelo menos 60cm .

Aos projetar a distribuição dos móveis, as medidas e a circulação, considere os volumes, verificando a porporção entre si e indicando as medidas de referência para posicionar tudo no lugar certo, até mesmo o tapete. Nos quartos com medidas reduzidas, um colchão muito alto dá a sensação de espaço entre a cama e o armário ficar menor. 

Com uma incrível variação nas medidas dos colchões atualmente (de 18 a 40cm - importados podem ter até 50cm) a altura do colchão define as outras opções, como altura do criado-mudo e de uma arandela na parede. Para calcular a medida da cabeceira, é preciso levar em consideração o colchão, a largura da cama e o tamanho da parede atrás dela. O criado deve ser mais baixo que a cama para que os objetos fiquem ao alcance das mãos. O abajur não pode ficar tão baixo que se enxergue a lâmpada quando sentado na cama, e o espelho, como manda o bom senso, deve refletir o rosto do morador.



Não podemos esquecer que o dormitório pode ser projetado para casal, uma pessoa, duas ou mais e independente do que se pretende em relação ao espaço, a distribuição destas camas, beliche, armários e bancadas deve obedecer a zona de trabalho e circulação, a necessidade das pessoas se abaixarem e poder se vestir, conforme mostra a figura abaixo:


TV no Dormitório: 

Outro item importante a ser observado em dormitórios é a colocação da TV e sua altura. Hoje em dia é praticamente incomum alguém não ter esse eletrônico em seu quarto, por isso deve-se observar também a questão ergonômica do mesmo. 

O aparelho deve ficar de 1,20 a 1,40cm do chão - assim, tem-se uma boa visão da tela. Essa medida é da base do equipamento para baixo, dessa forma, consegue-se um bom ângulo, mesmo que a cama tenha até 70cm. É importante também que ao projetarmos o espaço para a TV, deixemos ela sempre centralizada em frente a cama.


Bom gente... espero que tenham gostado das informações, abaixo segue algumas fonte de pesquisa:






4 comentários:

  1. Bom dia Roseli!
    Você pode me passar seu e-mail? O que tem no seu perfil está voltando.
    Grata,
    Rosemar

    ResponderExcluir