terça-feira, 24 de abril de 2012

Render Maldito!


Render é algo que me irrita... pelo menos está me irritando agora.

Não consigo entender porque o render não pode ser algo mais simples... Porque o programa não pode de acordo com nosso projeto calcular a quantidade de luz ambiente, os efeitos de sombra, luz solar e etc e etc... !

Trabalhar com Render em ambientes grandes é quase impossível, a imagem fica horrível, principalmente quando se trabalhar com Promob... Pior ainda com Promob Lite.
Sim... tô falando de promob!

Como eu queria que o sistema de Render do Promob fosse igual aos programas que podemos utilizar no sktechup, ou então que o promob permitisse a utilização de outro programa para a renderização dos ambientes.... isso facilitaria minha vida.

Na maioria dos casos, nem uso mais render, mas confesso que não me conformo com isso... o render dá vida aos projetos, pelo menos dava uma vez!

Quem usa o Promob tem agora a opção de usar o tal do Render Up, é para ser um programa que te dá uma imagem melhor... mas mesmo assim ainda não chega aos pés dos programas disponíveis no sketchup... o brabo é quem é escravo do Promob Lite, nem esse tal de Render Up tem!
Sim... escrava do Promob, é assim que sinto.

Não posso usar outro tipo de programa para projetar, pois o sistema da empresa para qual trabalho, e acredito que da grande maioria de projetista de interiores , é o promob! É necessário fazer o projeto para gerar orçamentos.... por isso não temos como fugir deles, portanto... somos sim, escravos do Promob!

O Promob com certeza é um programa muito inteligente, fácil de aprender e que com certeza facilita muito o nosso dia a dia.... muito melhor do que fazer desenho a mão, podem ter certeza! Mas ainda assim eu queria um render melhor! Eu gosto disso de deixar os projetos bonitos, não para o cliente, mas para mim mesma, me orgulho de um projeto bem feito!

Quem sabe um dia, quando eu crescer.... o Render do Promob não venha a evoluir????

17 comentários:

  1. Olá a pouco tempo estou acompanhando seus post`s confesso que tem me dado um pouco de saldades de quando trabalhava em um escritorio com ar condicionado e outras regalias. Recentemente fui desligado de uma empresa da pior maneira que possa imaginar, não sei se ja passou por algo parecido estou me sentido frustrado mesmo com uma vida de estudos me sinto como se tudo tenha sido em vão, como se o mundo tivesse desabado em cima de mim. Voce não esta lendo esse comentario de um Arquiteto formado em uma conceituada faculdade, mas sempre me esforcei para alcançar meus objetivos, só não esperava que resultasse nisto, a estaca zero. Mas fique sabendo que não estou mas no chão, eu ja me levantei, o problema é que tudo oque aconteceu na quele dia que dispensaram os meus serviços com toda a injustiça com que fizeram isso não será superado tão cedo, mas a minha vida tem que continuar por que eu ainda respiro. Se voce esta postando essas mensagens eu respeito a seus questionamentos. mas não se esqueça que voce é uma escelente projetista e que eu renunciaria muitas coisas para estar ao seu lado tambem como um escelente projetista.Adoraria se podesse responder a esse comentario meu e-mail é esse: antonio.fabinho.silva2@gmail.com posso dar algumas dicas de como trabalhar melhor seus renders do promob... um abraço Fabio Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônio, obrigada por comentar.
      Já respondi por e-mail.

      Abraços!

      Excluir
    2. OI ROSELI....
      JA PASSEI MUITA RAIVA TAMBEM COM O PROGRAMA, ATÉ QUE DECIDI INOVAR E RADICALMENTE MUDEI PARA O 2020 DESIGN QUE PRA MIM É PERFEITO NO COMEÇO FIQUEI MEIO RESSENTIDO, MAS QUANDO ACOSTUMEI NAO QUIS MAIS SAIR DELE. VALE A PENA CONFERIR.
      QUALQUER AJUDA MEU EMAIL : lhmprojetos@gmail.com

      Excluir
  2. Roseli, adorei sua postagem, pois passo pela mesma situação quase sempre. Em ambientes pequenos podemos renderizar "tranquilamente", mas quando a dimensão m² aumenta, ajustar bilho e iluminação é cruel, ainda mais quem usa o promob lite como é o meu caso. rs
    Fica com Deus e até a próxima. Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Phil,
      obrigada pelo comentário!
      realmente não é fácil, minha esperança que é que um dia ainda possa mudar, não sei se estaremos vivos para ver, massss... vamos lá néh?! faz parte do nosso mundo de projetos, afinal já foi bem pior a uns anos atrás. ;-)

      Abraços!

      Excluir
  3. Poiseh, o render é facil de usar , mas dificil de se usar completamente 100%, ajustar a iluminaçao com certeza é o mais complicado, assim como difusao e propriedade de cada material, antes eu tb tinha dificuldades, mas depois que peguei a "manha" ja nao tenho mais problemas.
    Escravos do promob? com ctz, todos somos, afinal ele eh um programa "medio bom" para fazer "quase td de td", mas nada de exelente, mas uma coisa é certa, pelo menos da pra fazer td rapidinho, x)

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog, tem um tbm muito bom.
    http://designdeprojetos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Roseli,
    Fiquei muito feliz em encontrar este seu blog com dicas de projetos. Faço algumas coisas em marcenaria, somente como hobby, e estas suas dicas serão uma mão na roda. Em relação a programas, qual você considera mais eficiente? Promob x 2020Design, qual o melhor?
    Um abraço.

    Sidney

    ResponderExcluir
  6. Fera, muito bom teu Blog e quanto a renderização vai uma dica para ti que acha a renderização fundamental como eu, após concluir o projeto no Promob eu exporto o arquivo DXF e abro no sketchup, então coloco blocos para decoração e renderizo as imagens ficam perfeitas!

    ResponderExcluir
  7. ola, concordo com vc sobre tudo o que diz, realmente o render do promob é muito fraco e de péssima qualidade, ja tentei muitas vezes renderizar melhor no promob seja eles no render normal ou render UP, mesmo configurando todos os materias e iluminação melhor possivel, acredita não muda muita coisa não, tenho uma sugestão, porque não cria uma petição online, onde todos os projetista do Brasil assinam, para que a Procad, libere plugins de fora como Mental ray, Vray, Maxwell, Kerkythea, e entre muitos outros plugins. faz ai uma petição e espalha para todo Brasil, com mais de 100 mil assinatura pode ser que de certo.

    ResponderExcluir
  8. Render UP é uma bosta. Apesar de ainda não usar Promob, eu sei que o render desse programa é horrível. Uso Sketchup + Vray e estou mto satisfeito. Um projeto realista é metade da venda. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. O render up da p ajustar as luzer muito facil e p ter uma imagem boa so precisa ter uma boa maquina. no render padrao do promob lite eu so tenho q pedir a Deus q essa merda mude um dia p facilitar a vida de todos. Alguma duvida sobre iluminacao do render up me manda e-mail robsonlplanejados@gmail.com
    Att, Robson Leite

    ResponderExcluir
  10. Apesar de saber o render no Promob é uma tarefa complicada, acredito que tenho obtido alguns bons resultados. Claro que nem sempre estou com tanta paciencia... mas vejam só no meu blog, algumas das imagens que fiz dos meus projetos.

    ResponderExcluir
  11. ola galera tb estou apanhando muito do render quem tiver alguns dicas que possa me ajudar manda para o meu e mail:cloviscruz2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. SOCORRO!!!
    Encontrei neste post muitas críticas e dicas para ajudar a vida de um projetista que usa o Promob e seu render prioritário, dentre elas a dica de Jonathan Glaion me faz crer que eu poderei melhor e assim comecei, porem não consegui ainda aprender legal o sketchUP e seus renderizadores.
    O que eu gostaria de fazer é trabalho melhor com Promob mas, desde a versão 2011 PLUS encontrei muitos erros incorrigíveis, inclusive o render só não perde para um erro que trava o projeto e obriga o fechamento que por sua vez, oculta sem reversão conhecida a maior parte do seu projeto te obrigando duas coisas: ´´ Refazer seu projeto e sempre salvar seu arquivo duas vezes com nomes diferentes para não mais o perder. Nesta questão de renderizar, parecia que o mesmo era razoavelmente bom até a versão 5.37, ao migrar para o Promob 5.38.9.9 seu render ficou pior; se seu projeto tiver um ambiente amplo ou se for projetado uma casa completa pra depois renderizar cada ambiente em fila de render como sempre fiz, além da demora, me deparo com a lentidão do meu sistema já que ocupa intensamente os 8 GB de memória e o PC fica quase sem possibilidade de uso; amplia também a intensidade de luz e estoura o branco máximo das imagens.
    No momento tenho projetado lojas das Óticas Diniz e outras mas a dificuldade com tempo de renderização e iluminação se tornaram meus inimigos. Me ajudem por favor pois, consegui driblar aos poucos essa iluminação mas ainda está difícil esperar mais de 24 h para renderizar apenas uma vista do projeto. Estou perdendo muitos clientes com isso.
    Quem puder me ajudar, pode me enviar ajuda para: msetimo.idesigner@gmail.com. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Roseli! Conseguiu alcançar o objetivo com o render do promob ou migrou para outro programa?

    ResponderExcluir