quarta-feira, 27 de abril de 2011

MENTIRA, pode???

Sabe aquelas mentirinhas que a gente faz quando quer dispensar um fornecedor, ou quando tenta conseguir vender para um cliente? Sim... Porque as vezes é preciso mentir um pouquinho, principalmente quando se faz um projeto que o cliente pediu, você acha aquilo horrível, mas é exatamente o que o cliente quer e você é obrigado a concordar com ele e aceitar aquele projeto, nesse caso, você não deixa de estar mentindo, afinal, você não gostou do projeto, mas o cliente gostou e você precisa da venda, então melhor ficar de bico calado e vender!
Eu sei que mentir é errado, que mentira tem pernas curtas, mas nem sempre podemos ser sinceros...  Muitas vezes você pode perder um cliente, ou pode ferir os sentimentos de alguém. Será que isso está certo? Será que podemos mentir?
Imagina falar para seu cliente “esse projeto está horrível, essas cores não combinam!” ....  Viu só, gostos não se discutem já dizia uma velha comendo sabão.
Mas vendo por outro lado, as vezes sendo sincero você poderá conquistar muito mais esse cliente do que mentindo para ele.
Quando você é sincero, está sendo correto, ético e ainda por cima pode conquistar ainda mais o seu cliente porque talvez de todas as lojas que ele foi você pode ter sido o único que não teve medo de mostrar a sua opinião, e com isso o cliente também vai se sentir mais seguro com você e sabe que poderá confiar em você e na sua loja.
As pessoas mentem para tirar vantagem, encobrir erros e deficiência que elas imaginam que não serão toleradas. Mas o mais correto é correr atrás do prejuízo, traçar um plano de desenvolvimento para adquirir conhecimentos e habilidade e com isso garantir o seu espaço.
Mentir gera uma falsa impressão do problema resolvido e além de tudo é desrespeitoso com quem a ouve e com você mesmo que permite se enganar.
Outro lado importante a ser observado é que ouvir uma verdade e encará-la de frente com paciência e humildade, pode ser o primeiro passo para uma etapa de crescimento, tanto pessoal como profissional.
Por exemplo, se aquele cliente ouvir suas criticas com relação ao projeto dele, ele pode repensar e analisar melhor o que ele pode melhorar o cliente, por exemplo, não tem a mesma noção de projeto que nós projetistas temos e é essa nossa função, sermos consultores e ajudá-los no projeto.
É mais trabalhoso, exige mais tempo e mais atenção. Mas, encarar a verdade é mais vantajoso para todos e trás credibilidade para você.
Mentir não pode nunca, verdade sempre!!! J

3 comentários:

  1. Trabalhar sempre com honestidade, se o cliente tem uma ideia péssima, não digo que vai ficar otimo, que é maravilhoso, primeiro q não consigo ser falsa, segundo é bem melhor eu mostrar de que existe uma outra forma que pode ficar bem melhor, se ele optar pela ideia péssima dele, eu fui honesta e mostrei minha opniao, vou vender sem peso na conciencia

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Camila! é assim mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Quando você também não obedece a um projeto a risca na hora da fabricação, você não esta mentindo para o cliente? Enfim o cliente esta vendo um papel à frente.
    Digo isto de um projeto bem elaborado.

    ResponderExcluir